Dia do Bancário celebra as conquistas

Mais do que relembrar as importantes conquistas ao longo da história, o Dia do Bancário, comemorado nesta sexta-feira, 28 de agosto, também celebra a vitória diária dos profissionais que trabalham sob situações adversas, como as práticas de assédio moral e a cobrança de metas absurdas. 
 
O dia serve também para refletir sobre o importante papel do bancário no conjunto da sociedade, pois é ele quem cuida das finanças do cidadão, que ajuda no pagamento de uma conta e até na obtenção de crédito. Tarefas que parecem simples, mas que exigem muita responsabilidade. 
 
Infelizmente, o desmando dos bancos ainda existe, mas a luta da categoria permanece firme e tem garantido conquistas importantes, como a PLR (Participação nos Lucros e Resultados), o 13º salário, a jornada de seis horas e a ampliação da licença maternidade para seis meses.
 
História
Instituído em 1951, o Dia do Bancário celebra uma das greves mais longas e vitoriosas da categoria. Após 69 dias parados, os trabalhadores conseguiram arrancar das organizações financeiras o reajuste salarial de 31%.