Projeto de Cunha enfraquece o SUS

Eduardo Cunha não dá ponto sem nó. Uma Proposta de Emenda à Constituição, de autoria do presidente da Câmara Federal, quer obrigar as empresas a contratarem planos de saúde para os funcionários. A PEC 451 à primeira vista beneficiava os trabalhadores. No entanto, especialistas alertam para o risco de fragilização do SUS (Sistema Único de Saúde).
 
A ideia de Cunha pode criar um sistema de saúde segmentado e subfinanciado. Há 27 anos em vigência, o SUS tem dado certo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 71,1% da população brasileira utiliza a rede pública. Em 2014, foram feitas 4,1 bilhões de tratamentos ambulatoriais e 11,5 milhões de internações.
 
Tem mais. A Pesquisa Nacional de Saúde mostra que 82,6% das pessoas que foram internadas nos hospitais do SUS consideraram o serviço bom ou muito bom. Além disso, 80,4% das que tiveram atendimento de urgência em domicílio também qualificam o serviço bom ou muito bom.
 
A proposta de Eduardo Cunha não é em vão. Nas eleições de 2014, o deputado recebeu R$ 250 mil de uma empresa de planos de saúde como doação de campanha. É a troca de interesses.