Negociação com o BB sem avanços

As negociações com o Banco do Brasil continuam frustrantes. O Comando Nacional dos Bancários apresentou demandas relativas a segurança, igualdade de oportunidades e isonomia durante a rodada desta segunda-feira (31/08), em Brasília. Mas, a direção da empresa ficou apenas de avaliar.
 
Presente nos debates, o secretário-geral do Sindicato da Bahia, Olivan Faustino, ressalta que o BB tem mudar de postura. "O funcionário espera que a mesa específica traga avanços". 
 
Sobre segurança, a reivindicação é para que todas as agências tenham porta-giratória. O projeto atual previa unidades sem o mecanismo. O BB voltou atrás e se comprometeu em instalar as portas. No entanto, não garantiu nada sobre os biombos.
 
Também ficou de estudar com o Sesmt (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) a questão sobre a periculosidade. Com relação ao deslocamento noturno, a direção da empresa adiantou que acha difícil avançar na proposta. Ou seja, nada de acordo.
 
Outra demanda antiga dos funcionários terminou sem avanço. É a isonomia. O BB disse que não discute a questão, pois a Resolução 9 do Dest (Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) proíbe aos bancários pós 98 férias de 35 dias, licença prêmio e anuênio.
 
Sobre o Comitê de Ética, a empresa adiantou que prefere tratar na mesa de prevenção de conflitos e as questões de igualdade de oportunidade ficaram sem resposta. Descaso.