Clientes e bancários juntos na greve

Créditos da foto: João Ubaldo

Créditos da foto: João Ubaldo

Os bancários contam com um apoio fundamental na greve: a população. Nas agências, a categoria tem contado com a solidariedade das pessoas, também cansadas dos abusos dos bancos.
 
No BB da Barra, o cliente Eden Artiaga ressalta que as empresas devem muito a todo o conjunto da sociedade. "É uma mobilização necessária. Os bancários precisam ganhar mais diante dos lucros que os bancos têm. Isso precisa ser dividido".
 
A servidora pública, Áurea Gomes, reforça que a greve é a forma de o trabalhador exigir melhorias para todos. "Os clientes também sofrem com problemas no banco, como as filas e a insegurança. Por isso, a paralisação é importante".
 
Para o administrador Marcos Conceição, se há impasses entre trabalhadores e empregadores, "os bancários têm mais é que se manifestar". São apoios como esses que dão ainda mais força à categoria.
 
Importante ressaltar que a greve acontece depois de esgotadas as negociações com a Fenaban. A Federação Nacional dos Bancos está com a pauta em mãos desde o dia 11 de agosto. A data-base da categoria é 1º de setembro. Mas só no dia 25, foi apresentada uma contraproposta.
 
Além de negar itens básicos, como segurança e contratação para acabar com as filas, as organizações financeiras ofereceram reajuste salarial de 5,5%, índice abaixo da inflação de 9,88%. Os bancários reivindicam 16%.