Na Bahia, paralisação em 904 agências

Créditos da foto: Manoel Porto

Créditos da foto: Manoel Porto

Os bancários da Bahia seguem firmes na greve nacional. Nesta sexta-feira (09/10), das pouco mais de 1.100 agências do Estado, 904 ficaram fechadas, 226 em Salvador. 
 
O Banco do Brasil tem 275 unidades fechadas. Na Caixa são 201 e no BNB 61. Entre os privados, o Bradesco segue com maior número de adesão, com 194 agências sem atendimento, Itaú tem 91, Santander, 40, e HSBC, 23. Os demais têm sete unidades fechadas.
 
Em alguns municípios, como Camaçari e Jacobina, os postos de atendimento também participam da paralisação. As estatísticas já batem no movimento de 2014. No ano passado, no quarto dia de greve, 876 unidades foram fechadas. Tudo isso mostra que, se depender da boa vontade da categoria, a paralisação de 2015 tem tudo para ser a mais forte dos últimos tempos.  
 
Não é para menos. Os bancários têm motivos de sobra para estarem indignados. A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) trata a campanha salarial com descaso total. 
 
As questões básicas para o bom funcionamento das unidades foram negadas. Os exemplos são muitos. Os bancos disseram não para o emprego, segurança, igualdade de oportunidades.
 
Também se negam a reduzir os juros e tarifas, nas alturas. A categoria pede o apoio e compreensão da sociedade e lembra que está pronta para negociar. Basta compromisso dos bancos.