Fórum debate saúde no Santander

A COE (Comissão de Organização dos Empregados) do Santander e a direção do banco se reuniram nesta quinta-feira (26/11), em São Paulo, para o Fórum de Saúde do Santander. Sobre o Programa Retorno do Bem, não haverá mais a exigência de formulário, de admissão, ou de recusa de programa.
 
Contrariando o que foi informado em outro Fórum, foi relatado que trabalhadores de São Paulo e Rio de Janeiro foram demitidos mesmo estando no programa. 
 
O movimento sindical exige participação, como prevê a Cláusula 44 do Acordo Coletivo. O banco prometeu apresentar uma resposta na próxima reunião, que deve ocorrer até março. 
 
Na discussão sobre o reembolso do plano de saúde, o Santander informou que sofrerá reajuste em janeiro de 2016 pelo VCMH (Valores de Custos Médicos e Hospitalares). 
 
Os casos denunciados pelo Sindicato da Bahia nortearam os debates sobre autonomia do médico nos exames de retorno e demissional. O banco não teve como negar o processo diante da apresentação do fluxo de inaptidão do prontuário clínico da Mantris. O fluxo que prevê que para a inaptidão, o médico deve contatar antecipadamente o médico coordenador para conclusão.
 
Na ocasião, o diretor da Federação Bahia e Sergipe, Francisco André da Rocha, pediu explicação para o envio do médico Marcelo Micelli para realizar exames na Bahia, considerando que o estado tem clínicas conveniadas. O banco admitiu que há problemas nesse processo que precisa ser avaliado, e ficou de se pronunciar em próxima reunião.