Homenagens na 20ª Lavagem do Beco

Créditos da foto: Manoel Porto

Créditos da foto: Manoel Porto

Nesta quinta-feira (04/02), segundo dia do Carnaval de Salvador, a avenida Sete de Setembro recebeu a 20ª Lavagem do Beco das Quebranças. Localizado nas Mercês, em frente ao Sindicato dos Bancários da Bahia, o Beco é quase uma extensão da entidade. Milhares de pessoas, entre bancários e foliões, se juntaram para a festa.
 
O Beco das Quebranças poderia ser apenas uma das diversas ligações de duas importantes ruas do centro da cidade, mas reúne muitas histórias ao longo dos 83 anos de Sindicato da Bahia, outro grande homenageado da noite.
 
“Esse beco, que aparentemente é só mais um de Salvador, foi palco de muitos protestos e manifestações. Já serviu, em muitos momentos, como rota de fuga contra a truculência no período Carlista, na ditadura militar e desmandos do governo FHC. Sem dúvidas, tem muita história”, diz o presidente do SBBA, Augusto Vasconcelos.
 
Homenagem
Para a realização das 20 edições da festa, foi fundamental a participação de um importante personagem, o funcionário e ex-diretor do Sindicato, Agnaldo Pereira. Ele foi homenageado com a entrega de uma placa em agradecimento pelo trabalho.
 
Neste ano, Pereira se despede do da organização da festa, mas revela se sentir realizado por ter dado o ponta pé para o evento, que muitos acreditavam que não daria certo. “Quando eu comecei, várias pessoas desacreditavam no sucesso da lavagem e hoje está aí, completando 20 anos e também formalizando minha despedida. Passarei a bola para um novo companheiro, para que possa tocar essa lavagem com muito amor e carinho, porque para mim ela é uma filha adorada, ” declarou emocionado Pereira, como é chamado pelos bancários e amigos do Sindicato.