Carnaval também é lugar de protesto

Créditos da foto: Manoel Porto

Créditos da foto: Manoel Porto

Uma das marcas da Lavagem do Beco das Quebranças é a irreverencia unida com o protesto. O Sindicato da Bahia, ao longo dos 83 anos, completados na noite desta quinta-feira (04/02), não deixa de lembrar que, mesmo em um período festivo, é preciso manter a mobilização.
 
Neste ano, duas situações foram enfoque na Lavagem. A primeira são as diversas obras realizadas em Salvador, que tem destruído a paisagem verde da primeira capital do Brasil. A ditadura da cerveja também foi lembrada, devido à monopolização de uma única cervejaria nos circuitos carnavalescos da cidade.
 
Mas, quem sempre participa do evento sentiu falta de outra coisa: os balões gigantes, que compõem o cortejo dos bancários, neste ano ficaram de fora da festa.
 
O presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, explicaque os balões foram interceptados pela Prefeitura. “Os bancários não são uma marca comercial. Já privatizaram a rua dizendo que só podemos beber um tipo de cerveja e agora proibiram qualquer manifestação pública, política, de ideia e cultural. Não vamos aceitar isso, ” disse ao público.