Comando orienta mobilização desde agora

A data base dos bancários é 1º de setembro. A campanha salarial, no entanto, começa cedo. Preocupado com os reflexos da conjuntura política para a categoria, o Comando Nacional se reuniu, nesta terça-feira (24/05), em São Paulo.
 
O coordenador nacional do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos, falou sobre a importância da mobilização dos trabalhadores para barrar a retirada de direitos sociais e trabalhistas com o golpe em curso no país. 
 
Milhares de postos de trabalhos foram cortados e a previsão é de inflação alta (8%), em um cenário político instável e complexo. Foram discutidas ainda a consulta da campanha, a ser realizada em breve. Os bancários devem ficar atentos as manobras do Parlamento, que tentam flexibilizar direitos, aprovar a terceirização e atacar a organização sindical.  
 
O Comando decidiu também orientar a participação dos sindicatos e federações  no ato em defesa das estatais, marcado para o dia 6 de junho, no Rio de Janeiro, e no  seminário em defesa dos bancos públicos, previsto para o dia 17 de junho, em São Paulo. Todos devem participar também das atividades e paralisações convocadas pela Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo.
 
O presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, considerou a reunião positiva. Para ele, “é preciso intensificar a mobilização desde já para garantir nossos direitos ameaçados pelo pacote de ajuste do governo golpista de Temer”. A próxima reunião do Comando será na última semana de junho.