Ato em defesa das empresas públicas

A mobilização contra o PL 4918, antigo PLS 555, que cria o Estatuto das Estatais, e outros que tramitam pelo Congresso Nacional no sentido de enfraquecer as empresas públicas, acontece no dia 6 de junho, no Rio de Janeiro.
 
O ato acontece na Fundição Progresso, com a presença de intelectuais, políticos e representantes dos movimentos social e sindical. A programação começa às 13h, com a reunião do Comitê Nacional Em Defesa das Empresas Públicas.
 
À tarde, às 14h30, é a abertura oficial do evento. Já às 15h, têm início as palestras e o debate "O que é público para você". Depois, às 19h, ocorre ato público, político e cultural, com a presença de lideranças do movimento. Às 21h,  acontece o encerramento com show do grupo de samba Casuarina
 
O movimento é contra o desmonte das estatais, já ameaçado anteriormente e reforçado pelo governo Temer. Quando o PLS 555 foi votado no Senado, a mobilização dos trabalhadores, inclusive do Sindicato dos Bancários da Bahia, garantiu a retirada de itens danosos do projeto, como a exigência de que todas as estatais se transformassem em sociedades anônimas. Privatizar as estatais, como a Caixa, é entregar o patrimônio público à iniciativa privada.