Governo quer acabar com o Mercosul

O governo interino de Michel Temer quer agora atacar as relações internacionais do Brasil, com a clara intenção de acabar com o Mercosul (Mercado Comum do Sul) e entregar o país a grandes potências, como os Estados Unidos e a Europa. Mas, os trabalhadores brasileiros estão atentos e denunciam o caso na Cúpula Social do Mercosul, realizada nesta quinta (30/06) e sexta-feira (01/07), em Montevidéu, Uruguai.
 
Quem participa dos debates representando a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) é o presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos. Junto com outras nove organizações sociais, Augusto reforça o coro contra o golpe que quer extinguir os direitos dos trabalhadores e a favor de um maior compromisso do bloco no desenvolvimento econômico e regional.
 
"O governo Temer quer acabar com o Mercosul para facilitar negócios com os EUA e Europa. Hoje, o bloco é rentável economicamente para o Brasil, inclusive porque a maior parte de nossas exportações no bloco são de produtos manufaturados, a exemplo de automóveis e celulares", explica.  
 
É bom lembrar que, desde que assumiu o Ministério das Relações Exteriores, José Serra tem demonstrado forte posicionamento no sentido de derrubar a resolução 32, de 2000, do Mercosul, para flexibilizar acordos tarifários livres com outros países fora do eixo. Intenção reforçada pelo presidente provisório Michel Temer. 
 
Atualmente, a decisão impede que os participantes façam acordos com taxas inferiores à TEC (Tarifa Externa Comum) estabelecida pelo Mercosul. Para os economistas, a revogação pode significar o fim do bloco.