O seguro-desemprego está ameaçado

A cada dia fica mais evidente que o governo interino de Michel Temer, assim como denunciado há tempo, quer acabar com os direitos dos trabalhadores brasileiros. Agora, o que corre risco é o seguro-desemprego.
 
O FAT (Fundo de Assistência ao Trabalhador) é um fundo financeiro, destinado ao custeio do Programa Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico. Uma PEC criada pelo governo golpista propõe o fim do repasse dos 40% das verbas do FAT (Fundo de Assistência ao Trabalhador) para o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
 
A proposta também determina a desvinculação do PIS/PASEP, principal fonte de recursos do FAT, o que inviabiliza o pagamento do abono salarial. Desde 1990 quando criado, 40% dos recursos do FAT são emprestados para o BNDES. Esse dinheiro é atualizado mensalmente pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), e aplicado pelo BNDES em programas de infraestrutura e em financiamentos para empresas, o que gera renda e emprego.
 
Outra finalidade do FAT é financiar o Sine (Sistema Nacional de Emprego), no qual são oferecidos empregos abertos pela iniciativa privada e poder público.