Governo impõe medidas impopulares

Créditos da foto: Jailton Garcia

Créditos da foto: Jailton Garcia

O primeiro palestrante do segundo painel do Seminário Sistema Financeiro e Sociedade, intitulado Novas Ofensivas aos Direitos dos Trabalhadores, que acontece nesta sexta-feira (29/07), em São Paulo, recorreu ao cantor e compositor Chico Buarque para traçar um panorama do cenário nacional. O advogado tributarista e professor da UFRJ, Ricardo Lordi Ribeiro, disse que a sociedade está distraída e precisa voltar a fazer política. 
 
Lordi Ribeiro afirmou que o governo Temer não tem vergonha de implantar medidas impopulares. Mostrou também preocupação com os ataques à legislação trabalhista, ao SUS (Sistema Único de Saúde) e à educação. O professor pontuou ainda que uma discussão séria sobre economia deve priorizar os juros e o sistema tributário. 
 
O mestre e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo e coordenador da Cátedera UNESCO de Educação do Campo, Bernardo Mançano Fernandes, fez um paralelo entre a luta de classes no campo e na cidade. 
 
O palestrante alertou para as medidas do governo contra os trabalhadores rurais, ao não liberar recursos este ano para os PNAE (Programas Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Aquisição de Alimentos). Bernardo ainda ressaltou o projeto de entrega da terras brasileiras para multinacionais, o que chamou de “estrangeirismo da terra”.