Em seminário, Lula incentiva bancários

Créditos da foto: Rogério Almeida

Créditos da foto: Rogério Almeida

Parecia até os anos das décadas de 80 e 90, quando ele era, indiscutivelmente, o maior líder do movimento dos trabalhadores no Brasil. A presença do ex-presidente Lula nas atividades do primeiro dia da Conferência Nacional dos Bancários, iniciada nesta sexta-feira (29/07), se transformou em uma importante referência para uma categoria que está em plena campanha salarial.
 
Para uma plateia que reunia algumas das principais lideranças dos bancários de todo o Brasil, Lula recomendou “não aceitar o não do banqueiro”, nas rodadas de negociação, “sem antes conferir o balanço do banco, quanto ele lucrou”.
 
O ex-presidente destacou os avanços alcançados nos últimos 13 anos, quando, em termos de bancarização, mais de 70 milhões de pessoas foram incluídas. “Para quem não tinha o direito de entrar em um banco, ter uma conta bancária é uma conquista extraordinária”.
 
Lula lembrou da época quando “pobre quando passava na porta de um banco era considerado bandido”, e afirmou: “Eu tenho orgulho de, ao lado dos bancários, ter tornado essas pessoas mais cidadãs, mais brasileiras”.