Mais de 343 mil queixas contra os bancos

A insatisfação é geral com a postura irresponsável do setor financeiro. Além dos bancários, que sofrem todos os dias com os desrespeitos, os correntistas também estão reféns das manobras gananciosas das organizações financeiras.
 
Por isso, as reclamações se multiplicam a cada ano. Em 2015, o Banco Central recebeu mais de 343 mil queixas contra o sistema financeiro. No primeiro semestre deste ano, os registros chegam a 169 mil. 
 
As principais ocorrências são referentes aos débitos não autorizados, cobrança irregular de tarifa de serviço prioritário e problemas para fazer a portabilidade bancária. O pior é que as queixas são recorrentes há anos e nada muda. Os bancos permanecem sem dar a devida transparência aos processos e cobram taxas abusivas e ilegais. 
 
Vale ainda ressaltar que os transtornos podem aumentar com a automatização nos atendimentos, que precarizr a qualidade do serviço prestado ao público. Tudo para reduzir custos e garantir mais lucros. 
 
Para tentar pressionar as organizações por mudanças, o BC avisa que vai cobrar, principalmente, dos cinco maiores bancos do setor (BB, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander), os compromissos assumidos em abril de implantação de canais mais específicos para o atendimento do cliente e mais autonomia às ouvidorias.
 
Já o movimento sindical bancário, que incentiva as denúncias ao BC tanto pelo telefone 145 quanto por correspondência, deve intensificar as manifestações e lutas nas mesas de negociação por melhores condições de trabalho e atendimento. Do jeito que está, não dá para ficar.