Bancários nas ruas por proposta digna

Os bancários voltaram às ruas do Centro de Salvador, nesta segunda-feira (26/09), para defender os direitos e pressionar a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e os bancos públicos e retomarem as negociações com a apresentação de uma proposta decente. 
 
As manifestações que acontecem constantemente em todo o país surtem efeito e uma rodada entre Fenaban e Comando Nacional dos Bancários acontece nesta terça-feira (27/09).
 
Em Salvador, nesta segunda-feira (27/09), centenas de pessoas marcaram presença no ato. É o caso de Rosânia Ribeiro, funcionária da área de saúde, que enfatizou a importância de defender os direitos dos trabalhadores. 
 
Entre os bancários, a luta é por melhores condições de trabalho, fim das demissões e reajuste com aumento real. Todos são contrários ao abono salarial, como esclarece um empregado da Caixa. "Os bancos querem voltar à lógica do abono imposta nos anos 1990 e gerou perdas para a categoria", diz.
 
O presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, repudia a atitude tomada pelos bancos desde o início da campanha salarial. "Ao invés de negociar dignamente, as empresas apelam para chantagens e ameaça de demissão. Mas, a categoria não cede. Ao contrário, é solidária a causa e sabe que juntos podemos vencer".