Caixa tem de retomar contratações

Créditos da foto: João Ubaldo

Créditos da foto: João Ubaldo

A Caixa terá de contratar dois mil concursados aprovados. A decisão é da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, por considerar que o banco descumpriu a cláusula 50 do acordo coletivo 2014/2015, que determina as admissões. A ação é movida pelo Ministério Público do Trabalho. 
 
A sobrecarga de trabalho é uma realidade cruel em todo o setor bancário. A Caixa, por exemplo, tem uma estimativa gritante: era um funcionário para 828 clientes em junho deste ano. 
 
Em um ano, de junho de 2015 a junho de 2016, o banco eliminou 2.235 postos de trabalho. No PAA (Plano de Apoio a Aposentadoria) de 2015 mais de 3,2 mil empregados deixaram a Caixa, neste ano a estimativa chega a mais de 1,5 mil desligamentos. 
 
Do último concurso, mais de 30 mil candidatos foram habilitados ao cargo de técnico bancário. No entanto, apenas 2.093 foram nomeados. O Sindicato dos Bancários da Bahia move ações judiciais contra o banco para que o acordo seja cumprido. Nas agências, o déficit de funcionários sobrecarrega e adoece trabalhadores, além de prejudicar clientes.