Deputados congelam verbas sociais

A Câmara Federal continua com o papel de antagonista da população brasileira, sobretudo a mais carente. Mesmo com o clamor das ruas, a PEC de Temer, que congela investimentos públicos por 20 anos, foi aprovada em segundo turno por 359 votos favoráveis contra 116 e duas abstenções.
 
Entre os baianos, os 25 deputados do DEM, PMDB, PSDB, PPS, PR, PRB, PSD, PTB, PEN, PV e PP votaram a favor. Apenas os parlamentares do PCdoB, PT, PDT, PSC e PTN foram contra a proposta que retira dinheiro da educação, saúde e da assistência social. 
 
Agora, o texto segue para discussão e votação, em dois turnos, no Senado. Enquanto o governo pensa em cortes para manter a farra do sistema financeiro, o povo novamente paga a conta e será duramente penalizado. 
 
Áreas fundamentais para o desenvolvimento do país e que já carecem de investimento serão sufocadas, impossibilitando o acesso dos cidadãos de baixa renda. Já no topo da pirâmide social, nada acontece. 
 
É bom lembrar que, se sancionada, a PEC 241 retira também a possibilidade de ganho real do salário mínimo, que será corrigido apenas pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). 
 
Para exemplificar. Se entrasse em vigor em 2003, a PEC 241 teria congelado o mínimo, que estaria em R$ 509,00 e não nos atuais R$ 880,00. O aumento real de mais de 77% só foi possível graças à política de valorização dos governos Lula e Dilma. 
 
Confira abaixo como votou cada deputado baiano e preste atenção se o parlamentar que se elegeu graças ao seu voto atua mesmo pelos interesses da população.
 
DEM
Elmar Nascimento– Sim
José Carlos Aleluia – Sim
Paulo Azi – Sim
 
PCdoB
Alice Portugal – Não
Daniel Almeida – Não
 
PDT
Félix Mendonça Júnior –Não
 
PEN
Erivelton Santana – Sim
  
PMDB
Lúcio Vieira Lima – Sim
 
PP
Cacá Leão – Sim
Mário Negromonte Jr – Sim
Roberto Britto – Sim
Ronaldo Carletto – Sim
 
PPS
Arthur Oliveira Maia – Sim
 
PR
João Carlos Bacelar – Sim
José Carlos Araújo – Sim
José Rocha – Sim
 
PRB
Márcio Marinho – Sim
Tia Eron – Sim
 
PSB
Bebeto – Abstenção
 
PSC
Irmão Lázaro – Não
 
PSD
Antonio Brito – Sim
Fernando Torres – Sim
José Nunes – Sim
Paulo Magalhães – Sim
Sérgio Brito – Sim
 
PSDB
Antonio Imbassahy – Sim
Jutahy Junior – Sim
João Gualberto - Sim
 
PT
Afonso Florence – Não
Luiz Caetano – Não
Jorge Solla – Não
Moema Gramacho – Não
Nelson Pelegrino – Não
Valmir Assunção – Não
Waldenor Pereira – Não
 
PTN 
Bacelar – Não
 
PTB 
Benito Gama – Sim
 
PV
Uldurico Junior – Sim