Emissão de CO2 bate recorde mundial

A concentração de dióxido de carbono (CO2) bateu recorde e chegou à marca inédita de 400 PPM (partes por milhão) em todo o mundo no ano passado. O gás é o principal agravador do efeito estufa, que é potencializado pela queima de combustíveis fósseis e tem colaborado com o aumento da temperatura na Terra nas últimas décadas.
 
A informação é da Ansa (Agenzia Nazionale Stampa Associata). De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, até o fim deste ano, a concentração de dióxido de carbono vai permanecer acima de 400 PPM e deve continuar por muitas gerações.
 
No meio da triste notícia, na quarta-feira, entra em vigor o Acordo de Paris. O objetivo principal é manter o aumento médio da temperatura global abaixo dos 2ºC em relação aos níveis pré-industriais. 
 
Pelo visto, será muito difícil cumprir. Países como Estados Unidos e China, os que mais emitem gases do efeito estufa, fazem pouco caso e não adotam medidas efetivas para reduzir a emissão de CO2 na atmosfera. O Brasil também aparece na lista dos 10 mais poluentes, na oitava posição.