Bancos cortam 9.258 vagas até setembro

O setor bancário obteve lucro líquido de R$ 29,7 bilhões no primeiro semestre deste ano, mesmo em cenário de crise. Embora a lucratividade seja bastante elevada, as empresas demitem e precarizam o atendimento ao cliente. De janeiro a setembro, foram cortados 9.258 postos de trabalho.
 
Os bancos múltiplos com carteira comercial - BB, Bradesco, Itaú e Santander foram responsáveis pela eliminação de 7.302 postos de trabalho. A Caixa, sozinha, cortou 1.992 vagas.
 
Na comparação com o mesmo período de 2015, o crescimento é de 52,2%. O número, próximo da totalidade de empregos eliminados no ano passado - 9.886 -, comprova a total falta de compromisso social das organizações financeiras com o Brasil.
 
O setor bancário não sente nenhum reflexo da crise. Pelo contrário. Segue com os privilégios. As medidas anunciadas pelo governo Temer até aqui só cortam na carne povo, sobretudo o mais carente. Mesmo assim, as empresas demitem e milhares de pais e mães de famílias entram para a extensa lista de desempregados.