Setor bancário ainda mais digitalizado

Para o setor bancário, quanto menos custo, melhor. Por isso, as empresas têm investido cada vez mais em um sistema financeiro digitalizado. Bancários substituídos por máquinas e agências físicas perdendo lugar para as digitais, sobretudo, após o aval do CMN (Conselho Monetário Nacional), que autorizou a abertura da conta corrente online
 
O processo de mudança passou por quatro ondas evolutivas. Primeiro foi a redução no número de agências bancárias, depois, investimento pesado em internet banking, que posteriormente evoluiu para o mobile banking, e a quarta é o chamado Seamless Banking, ou “banco em qualquer lugar”.
 
No Banco do Brasil, por exemplo, já é possível a abertura completamente digital da conta. Os clientes do Bradesco e Itaú precisam ir à unidade para oficializar, mas as transações podem ser pelo mobile. Caixa e Santander não permitem conta digital.
 
Ao passo que investe na digitalização, o setor bancário descarta os trabalhadores, sem qualquer responsabilidade social. De janeiro a outubro de 2016, as organizações financeiras extinguiram 10.009 vagas. Até mesmo os bancos públicos agem somente pela lógica de mercado, já que têm investido em reestruturações, com fechamento de agências e redução no quadro de pessoal.