Riqueza concentrada nas mãos de poucos

Mais um estudo comprova a gravidade da desigualdade social que assola o mundo, em especial o Brasil com o governo Temer. A pesquisa da ONG Oxfam revela que mais de 3 bilhões de pessoas vivem abaixo da “linha ética de pobreza”.
 
O estudo feito com base nos dados do Credit Suisse Wealth Report 2016  aponta que os 50% mais pobres da população mundial possuem menos de 0,25% da riqueza global líquida. Segundo a diretora-executiva da Oxfam, Katia Maia, no Brasil apenas seis milionários possuem US$ 78 bilhões, o equivalente a 50% da população brasileira mais pobre. 
 
Maia também criticou o congelamento de investimentos públicos do governo: “É uma opção que não enfrenta as desigualdades em favor do 1% dos ricos e não em favor dos outros 99% da população". 
 
Ainda segundo a Oxfam, o objetivo da pesquisa é desmentir o mito do mérito no tema riqueza. As empresas precisam eliminar a política do lucro a qualquer custo, respeitar as leis trabalhistas e incorporar temáticas de gênero. Já o governo, assumir as responsabilidades no momento de crise.