A Caixa quer demissão sem justa causa

O clima de apreensão e incertezas tem rondado os empregados da Caixa, após os rumores de que o banco pode desenterrar o RH008, que permite demissões sem justa causa. 


Basta dar uma olhada na história para entender o estrago. O RH008 foi baixado em fevereiro de 2000, quando a Caixa estava em fase de preparação para ser privatizada. À época, 400 empregados foram dispensados. Em 2003, depois de negociação com o movimento sindical, a norma foi revogada.


O governo Temer tem utilizado todas as armas para esvaziar a instituição e penalizar os trabalhadores, que têm sofrido ameaças de perda de função, fechamento de agências e redução do papel do banco. 


As ofensivas neoliberais não dão trégua. Anúncio do processo de reestruturação, de fatiamento das áreas de cartões, habitação e loterias e o lançamento do PDVE (Programa de Demissão Voluntária Extraordinária), que culminou na saída de 4.600 bancários, são alguns dos exemplos das iniciativas para enfraquecer a Caixa. O objetivo é claro: desestabilizar o banco para depois privatizar.