INSS veta entrega de perícia ao trabalhador

O futuro do trabalhador brasileiro piora na mesma medida em que Temer avança com a agenda neoliberal. Para completar o cenário de retrocessos, o INSS tomou a decisão de proibir a entrega dos resultados das perícias médicas nas agências no mesmo dia da realização do exame, sujeito à penalidade de quem descumprir a determinação. Uma grande afronta.


A decisão gera revolta, já que é um direito do trabalhador portar o documento pessoal de informação que dá acesso imediato ao resultado das perícias. Mas a saúde não é mesmo priorizada Temer.


São inúmeras dificuldades que o trabalhador enfrenta quando se acidenta ou adquire doença laboral. Desde a falta de emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), ao tratamento desumano de alguns peritos, que em muitos casos negam o beneficio sem justificativa plausível.


Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, só em 2014, apenas 28,3% dos transtornos mentais e comportamentais e 35,85% das doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo foram notificados como acidentes. Os demais, ficaram sem a atenção necessária. Descaso com a vida.