Bancários organizados para a greve

Nesta terça-feira (25/04), os diretores do Sindicato dos Bancários da Bahia percorreram as agências bancárias da Barra e adjacências explicando sobre a importância da adesão de todos à greve geral desta sexta-feira (28/04). O maior ataque a democracia e aos direitos dos trabalhadores dos últimos 70 anos tem gerado uma onda de indignação entre os brasileiros. 


Ao todo, 117 artigos da Constituição Federal podem ser alterados de maneira irresponsável, caso as reformas sejam aprovadas. O governo Temer quer aniquilar a estrutura social brasileira em prol da concentração de capital. Perdoa dívidas estratosféricas das grandes empresas, inclusive bancos, e quer colocar o trabalhador para pagar o prejuízo. 


Os empresários obviamente simpatizam com a lei, já que é a grande oportunidade de obter mão de obra barata e menor compromisso com o trabalhador. Ou seja, mais lucros, menos respeito. 


Os terceirizados, por exemplo, ganham, em média, 25% a menos do que um contratado direto. No caso do bancário é ainda pior. Comparando os ganhos de um funcionário direto e um terceirizado a diferença chega a absurdos 70%.


"O dia 28 de abril é uma data épica. Os brasileiros não podem se omitir. Haverá uma correlação de forças entre os trabalhadores e a grande mídia, que apoia as mudanças neoliberais", avisa o presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos. 


A conversa pelas agências continua nos próximos dias, com o objetivo de atingir mais de mil unidades em toda Bahia. Em Salvador, nesta quarta-feira (26/04), as visitas acontecem em Brotas.