Neoliberalismo está na pauta da CNBB

A Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que acontece até o dia 4 de maio, em Aparecida, São Paulo, coloca em pauta a discussão sobre o projeto neoliberal imposto pelo governo Temer e que impõe perdas históricas à sociedade brasileira, sobretudo a mais vulnerável.


O posicionamento de padres e bispos de paróquias dos mais diversos estados, que convocam os fieis para a greve geral, nesta sexta-feira (28/04), deixa a entender que a CNBB também se manifeste em favor da paralisação. Uma atitude coerente com as manifestações mais progressistas do papa Francisco.


Nas últimas semanas, tem crescido o número de sacerdotes que se manifestam contra o projeto neoliberal colocado em prática pelo governo Temer. Em vídeo divulgado nesta terça-feira (25/04), o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, convoca a população a participar da greve geral. 


Na Paraíba, o arcebispo dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, também gravou uma mensagem chamando a sociedade. "Convocamos todos os trabalhadores a participarem desta grande manifestação". Em outra mensagem, o Comitê das Igrejas de Belo Horizonte destaca que "a Igreja se posiciona firme e profeticamente contra as reformas que vão contra o nosso povo". 


Nesta terça-feira (25/04), o secretário geral da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), dom Leonardo Steiner, afirmou a contrariedade da entidade com as votações das reformas trabalhista e da Previdência. A CNBB ressalta ainda que o "Executivo e o Congresso são pouco sensíveis às manifestações da sociedade". A pressão contra o neoliberalismo cresce.