Após pedido do SBBA, PL é aprovado

O Sindicato dos Bancários da Bahia propôs, o vereador Hélio Ferreira acatou e agora um projeto de lei sairá do papel. O PL 344/2017, aprovado ontem, na Câmara Municipal, altera o artigo da Lei nº 9.179/2016, e torna obrigatória a instalação de dispositivos de inutilização de notas e que retardem ou impeçam a introdução de explosivos nos caixas eletrônicos dos bancos de Salvador.

A solicitação do Sindicato aconteceu em decorrência do alto índice de ataques a bancos, sobretudo, explosões. A entidade já tomou diversas iniciativas para cobrar investimento para coibir as ocorrências.

O presidente Augusto Vasconcelos comemora. "É importante para toda a sociedade. Vivemos um crescimento no número de ataques a caixas eletrônicos e às agências e uma das formas de coibir é criando mais restrições para que seja exigido dos bancos mais investimentos na área".

Outras esferas do poder público também foram acionadas. Reunião com o governador do Estado, Rui Costa, com o Comando Geral da PM, com a Secretaria de Segurança Pública, além de sugestões na Assembleia Legislativa.

Os dados preocupam. Na Bahia, foram 36 ataques neste ano. O interior é mais vulnerável, com 29 casos. Salvador tem sete. As explosões lideram (18). Em seguida, aparecem arrombamentos (9), tentativas frustradas (8) e assaltos (1).