Bancos públicos, essenciais para o Brasil

Diferentemente do setor privado, os bancos públicos, ameaçados pelo governo Temer, atuam para fomentar o desenvolvimento regional, a indústria nacional e as atividades em que grupos ligados ao grande capital não têm interesse. Por isso, são essenciais para o desenvolvimento nacional. 

São os bancos públicos que concedem empréstimos e financiamentos, a longo e curto prazo, em condições bem mais favoráveis do que as oferecidas pelo mercado. Além disso, são responsáveis por viabilizar políticas e programas sociais, que atingem, sobretudo, a população mais carente. 

Caixa, BNB e BB têm sido duramente atacados pelo governo Temer. Reestruturação, enxugamento do quadro, fechamento de agências. São estratégias que visam o desmonte do banco para justificar a privatização. 

Recentemente, houve a substituição, através de Medida Provisória, da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) pela TLP (Taxa de Longo Prazo) nas operações de crédito feitas pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). 

A TJLP oferta juros compatíveis com a rentabilidade esperada dos projetos. Já a TLP é a taxa de mercado que certamente vai inviabilizar a única fonte de financiamento de longo prazo. Mudanças que não vão ajudar o Brasil a sair da crise.