Audiência debate desmonte dos públicos

Na tentativa de atender aos anseios do mercado, o governo Temer promove desmonte dos bancos públicos. Agências fechadas, quadro de pessoal reduzido, unidades transformadas em postos de atendimento. Para discutir a situação, o Sindicato dos Bancários da Bahia, em parceria com a Federação da Bahia e Sergipe, realiza audiência pública, no dia 9 de outubro, às 9h, na Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo. 


Banco do Brasil, BNB e Caixa têm sido alvo de sucessivos ataques. É o sucateamento para justificar a privatização. Com o tema “Os impactos da reestruturação dos bancos públicos na economia baiana”, a audiência vai reunir representantes dos bancários, parlamentares e gestores públicos a fim de debater estratégias para enfrentar o problema. 


Além de prejudicar a categoria bancária, o desmonte dos públicos tem impacto direto na economia nacional. As estatais têm caráter estratégico e executam políticas sociais, que contribuem para o desenvolvimento do país. Os bancos privados não têm interesse em financiar pesquisa, produção, consumo. Estão voltados para explorar e lucrar com o endividamento das empresas e pessoas. 


Presenças
Além do Sindicato, já confirmaram presença na audiência, os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida; o presidente da CTB Bahia, Pascoal Carneiro, além de representantes da Associação de Gestores da Caixa Econômica Federal do Estado da Bahia, Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, da Associação dos Economiários Aposentados, Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito e da Cooperforte.