Ato em defesa das estatais. Resistência

Defender a soberania nacional e as empresas estatais. Com este objetivo, trabalhadores de diversas categorias e integrantes de movimentos sociais de diversas partes do país participaram de uma grande manifestação, nesta terça-feira (3/10), no Rio de Janeiro. 

Os manifestantes se concentraram em frente à sede da Eletrobras, alvo de privatização, e seguiu pela região central, com paradas diante do BNDES, da Caixa e da sede da Petrobras, cujo decreto de criação, editado por Getúlio Vargas, completa 64 anos.

Os bancos públicos também estão na mira do governo. O desmonte já começou. Por isso, os bancários fizeram protesto em frente à Caixa. O presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, marcou presença.

"A unidade e amplitude alcançada neste ato demonstra que a nossa luta não pode ser apenas para garantir direitos, mas sim para defender a soberania nacional. A preservação das estatais e dos bancos públicos é fundamental para que possamos continuar sonhando e construindo um projeto de Nação", afirmou Emanoel Souza, que também é secretário de Imprensa da CTB Bahia.

As manifestações fazem parte também do Dia Mundial de Mobilização da FSM (Federação Sindical Mundial) e contou com a participação de dirigentes dos bancários da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do ato político que finalizou a manifestação.