Bancos fecham 16.879 mil empregos

Os bancários continuam sendo alvo da ganância dos banqueiros e dos ataques às estatais por parte do governo neoliberal. Entre janeiro e setembro de 2017, os bancos fecharam 16.879 postos de trabalho. Na Bahia foram fechadas 583 vagas. Um absurdo. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

A estratégia do governo Temer é enfraquecer o papel social da instituição através do desmonte dos bancos públicos. Já nos privados, as demissões tem o intuito de aumentar cada vez mais o lucro, sem se preocupar com a sobrecarga de trabalho, que resulta em adoecimento da categoria, e a qualidade do atendimento à população. 

Em agosto foi registrado o fechamento de 3.780 postos e em setembro de mais 2.419. Os números negativos são resultado, principalmente, do PDV (Programa de Desligamento Voluntário) lançados pela Caixa e Bradesco logo após a aprovação da Reforma Trabalhista pelo Senado. 

Apenas a Caixa foi responsável por fechar 6.789 postos, sendo 3.039 em março e 2.302 em agosto, os dois piores saldos apresentados.