Audiência discute adoecimento bancário

Os bancários integram uma das categorias mais acometidas por doenças ocupacionais. A ganância do sistema financeiro é fator determinante para o alto número de afastamentos. Para discutir o adoecimento dos trabalhadores acontece audiência pública, nesta sexta-feira (27/10), às 8h30, no Ministério Público do Trabalho. 


Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), com base em informações do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), 5.042 bancários receberam auxílios doença previdenciários e acidentários em 2013 por transtornos mentais e comportamentais, o que representa 27% dos afastamentos. As doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo somam 4.589 casos, 24,6%.


As doenças mentais são mencionadas por 25% dos bancários que entram com ações contra os bancos. Os transtornos são causados pela cobrança de metas abusivas, assédio moral, pressão e sobrecarga de trabalho. O dia a dia nas agências é estressante. 


Durante a audiência no MPT, será apresentado o relatório “Retrato do Adoecimento no Setor Bancário na Bahia”. O documento, que teve a coordenação do Ministério Público do Trabalho, com contribuição de diversos órgãos e entidades, como o Sindicato dos Bancários da Bahia, será distribuído para os bancários presentes no evento. O assunto é sério e merece o debate. 

PROGRAMAÇÃO
8h30 – Mesa de abertura
9h – Introdução
Ana Emilia Albuquerque da Silva (Procuradora Regional do Trabalho do MPT)
9h30 – Explanação do Sindicato dos Bancários da Bahia 
Augusto Vasconcelos (Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia)
10h – Explanação sobre o documento Retrato do Adoecimento dos Bancários no Estado da Bahia
Cristiane Maria Galvão Barbosa (Médica do Trabalho da FUNDACENTRO) 
Suerda Fortaleza de Souza (Médica do Trabalho do CESAT)
13h – Explanação dos Bancos
13h30 – Explanação do Ministério do Trabalho do Brasil
Fernando Donato Vasconcelos (Auditor Fiscal do Trabalho da SRT-BA)
15h30 – Debate
16h – Conclusão