Temer facilita venda das estatais

Privatizar a maioria das empresas estatais do país para acabar com a soberania nacional é umas das prioridades do governo Temer. Foi publicado na quarta-feira (1º/11) decreto que cria regime especial para venda de empresas de economia mista, como a Petrobras e a Eletrobras.

O documento trata do regime especial de desinvestimento de ativos de empresas de economia mista, que é previsto para as subsidiárias e as empresas controladas pelas estatais. Exclui empresas de participação controladas pelas instituições financeiras públicas e os bancos de investimento, como o BNDES.

O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, ressaltou que o objetivo do governo Temer é enfraquecer as instituições que possuem capital misto, como o Banco do Nordeste, para viabilizar a entrega ao mercado. “As empresas já sofrem com o desmonte das estatais. Agora podem ser praticamente destruídas com o decreto de desinvestimento, que nada mais é uma forma de esconder a real intenção que é privatizar os ativos das empresas. Não podemos aceitar”, salientou.

Segundo o decreto, o objetivo é garantir "segurança jurídica" para as operações e "aproximar as sociedades de economia mista das melhores práticas de governança e gestão reconhecidas pelo setor privado", além de garantir a "sustentabilidade" das estatais. Uma falácia.