Novembro é mês de luta contra o racismo

O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data de luta e mobilização do povo que sofreu e ainda sofre com o racismo e a desigualdade social no país. A celebração, em 20 de novembro, ressalta a resistência e a morte de Zumbi contra a escravidão no Brasil.

Atualmente, o Dia Nacional da Consciência Negra é feriado em mais de mil municípios. Entretanto, em Salvador, na cidade mais negra fora da África, o dia é normal, mas com muitos atos, como a tradicional Lavagem da estátua de Zumbi, na manhã de segunda-feira (20/11), e a passeta à tarde.

Mesmo após a abolição da escravidão em 13 de maio de 1888, o negro nos dias atuais ainda luta igualdade. Em todos os âmbitos, a população negra sofre com o preconceito e a discriminação.

Ser negro hoje no Brasil é algo extremamente complicado. Morador da periferia mais ainda. Assim como Zumbi, que morreu na busca por direitos, a população negra sofre com o genocídio de um país que tem a sétima maior taxa de homicídios de jovens de todo o mundo, segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

A cada 23 minutos, um jovem negro é morto. Por dia, são 66 óbitos. Por ano, o número chega a 4.290 e o racismo está presente nos homicídios, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas).