Propina gera lucros bilionários para Globo

No Brasil, a Procuradoria Geral da República, a Polícia Federal e o Judiciário fingem nada ver. Mas, nos Estados Unidos as investigações sobre o gigantesco esquema de corrupção na Fifa seguem aceleradas e cada vez mais comprometem a CBF e a Rede Globo.

Os lucros do maior grupo de comunicação brasileiro com a compra, por meios fraudulentos, de direitos exclusivos de transmissões esportivas, se revelam um esquema bilionário. Por exemplo, com o pagamento da propina de US$ 15 milhões, divididos com outras duas redes de TV, uma mexicana e outra australiana, em troca dos direitos da Copa do Mundo de 2026 e 2030, a Globo deve lucrar R$ 2,46 bilhões.  

O Departamento de Justiça norte-americano e o FBI afirmam já saber como funcionou o esquema. O dinheiro saiu da Teleglobo, na Holanda, foi remetido para a T&T, do delator Alejandro Burzaco, também na Holanda, e de lá seguiu para as contas suíças do cartola Julio Grondona, que decidia sobre direitos de transmissão.

Somente em um dia de julgamento na corte de Nova Iorque, a Rede Globo foi citada 14 vezes. O FBI também já sabe como eram pagas as propinas ao ex-presidente e atual presidente da CBF, respectivamente José Maria Marin e Marco Polo del Nero. O caso é grave.