Desmonte dos bancos públicos na Câmara

Privatizar tudo o que puder para ceder à cobiça do grande capital, sobretudo, o estrangeiro. É por isso que o governo Temer tem investido pesado no desmonte dos bancos públicos. A intenção é reduzir o papel social das estatais. 

Para discutir o assunto, a Câmara Federal realiza o debate "Os impactos da reestruturação dos Bancos Públicos na economia brasileira", de autoria do deputado federal, Daniel Almeida (PcdoB-BA). 

A atividade, realizada no plenário da Casa, acontece no dia 5 de dezembro, às 11h, e contará com explanação do presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos. Cada líder partidário, indica dois representantes para falar na bancada.

Fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do país, os bancos públicos atuam como reguladores do mercado nas taxas e nos juros, além disso são mantenedores de diversos programas sociais em diversas áreas, a exemplo da agricultura. 

A realidade é preocupante. Agências têm sido fechadas, o quadro de funcionários cai a cada dia, sem contar com o risco de perda de comissões. O Sindicato dos Bancários da Bahia tem agido em diversas frentes para impedir os prejuízos impostos pelo governo.

Temer parece ter aprendido com Fernando Henrique Cardoso. À época que estava à frente do Brasil, de 1995 a 2003, o presidente abusou das privatizações. O tucano desestatizou muitas empresas como a Vale do Rio Doce, o Banespa e venda de ferrovias e rodovias.