Bancários definem as estratégias de 2018 

Os bancários começam a traçar as estratégias de luta para 2018. O Comando Nacional se reúne, nesta terça-feira (12/12), às 13h (horário de Brasília), em São Paulo, para fazer uma análise sobre 2017 e definir as prioridades para o ano que se aproxima. O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, e o secretário-geral da Federação, Hermelino Neto, participam.

Entre os temas, o cenário político e econômico do país e a necessidade de mudanças para que o Brasil retome o crescimento e os trabalhadores garantam avanços e a mobilização para a greve contra a reforma da Previdência, que o governo Temer pressiona para votar ainda neste ano.

As questões específicas da categoria também estão na pauta. O Comando Nacional faz um balanço das mesas temáticas de igualdade de oportunidades, segurança bancária, saúde do trabalhador e acompanhamento da cláusula prevenção de conflitos. 

Tratam ainda sobre as negociações específicas com cada banco sobre a cláusula 62 da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) - sobre a criação do centro de realocação e requalificação. 

Para finalizar, o Comando Nacional dos Bancários define o calendário de reuniões para janeiro e fevereiro, assim como as datas indicativas para os encontros por bancos e as conferências regionais/nacional de 2018, que visam construir a campanha salarial da categoria.