Mobilização em defesa da aposentadoria

A força das ruas contra a reforma da Previdência tem surtido efeito e o governo encontra sérias dificuldades para aprovar a medida que retira a aposentadoria dos brasileiros. Sem votos, mesmo com os bilhões liberados dos cofres públicos, Temer estuda deixar a votação da PEC 287 na Câmara Federal para 2018.

A ideia é discutir a matéria nesta quarta-feira (13/12). A depender dos debates, a reforma pode ir a votação no dia 19 ou fica para o próximo ano. O momento é decisivo e a resistência é fundamental para impedir que o governo prossiga. Tomar as ruas em uma forte mobilização e parar o país é a melhor estratégia para evitar que o Congresso Nacional, a serviço do grande capital, tire mais um direito do trabalhador.

Mas, é preciso também conversar com os parlamentares. Nesta terça-feira (12/12), antes mesmo de o dia raiar, às 4h30, o Sindicato dos Bancários da Bahia se junta às demais entidades, em uma mobilização no aeroporto para pressionar deputados e senadores a se posicionarem contra a reforma da Previdência.

A proposta, rejeitada por 85% da população, aumenta a idade mínima para aposentar, 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres). Também eleva o tempo mínimo de contribuição de 15 anos para 25 anos. Dessa forma, o trabalhador recebe o benefício parcial. Quem quiser receber o valor integral, a contribuição terá ser feita por 40 anos.