Brasileiro quer cortar gastos em 2018

Preocupados com o reflexo da crise política e econômica no bolso, os brasileiros pretendem puxar o freio de mão e conter os gastos. Neste ano, 48% dos consumidores querem reduzir o consumo, segundo pesquisa do SPC Brasil.  

Do total de entrevistados, 24% apontam que o preço elevado dos produtos é o principal motivo para economizar. A justificativa comprova que a situação não está boa, como governo e mídia tentam fazer o cidadão acreditar. Pelo contrário, o brasileiro sente o peso da política de arrocho. 

Outra razão que desmascara Temer é o elevado índice de desemprego, perto dos 13%. Para 18% dos entrevistados, é preciso cortar os gastos, porque falta trabalho no Brasil. Outros 16% dizem que essa é a solução para pagar as dívidas e "sair do vermelho". 

A pesquisa mostra ainda que quatro em cada 10 pessoas tinham contas atrasadas no fim do ano passado, 45% estão no limite dos gastos e apenas 13% conseguiram chegar em dezembro com alguma sobra no orçamento, mas nada relevante. Entre os que recorreram a empréstimos, 22% estavam inadimplentes.