Sem descanso. Caixa anuncia novo PDE

Na contramão da necessidade das agências, de mais bancários para atender a demanda e combater a sobrecarga dos trabalhadores, a Caixa anuncia um novo PDE (Programa de Desligamento do Empregado). O objetivo é atingir entre 5 e 7 mil funcionários. 

A Caixa, desde 2015, tem feito uma ofensiva para reduzir o quadro de pessoal através de planos de demissão e incentivo à aposentadoria. Em 2014, por exemplo, a instituição contava cerca de 101 mil empregados. Hoje, o número não chega a 87 mil, reatração de 17%. A incoerência é que o trabalho tem crescido. São mais de 84 milhões de clientes em todo o país. 

Ao invés de contratar, o banco diminui a mão de obra nas unidades. Inclusive, o Sindicato dos Bancários da Bahia luta na Justiça pelo cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho de 2014, que determinava a admissão de 2 mil empregados. A instituição simplesmente ignorou. 

O PDE terá condições iguais as do PDVE lançado em 2017. A adesão deve ser feita até o dia 5 de março. Podem fazer a solicitação, os bancários já aposentados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou que estarão nessa condição até o dia 31 de dezembro; os empregados com, pelo menos, 15 anos de efetivo exercício de trabalho; além dos funcionários com adicional de incorporação de função até a data do desligamento.

A Caixa vai pagar 9.8 salários base dos bancários, a título de indenização, limitado a R$ 490 mil. No caso do Saúde Caixa, não haverá alteração.