PDE prepara a venda da Caixa. Não deixe

O brasileiro deve se preparar para mais uma forte mobilização. O governo Temer dá mais um passo para privatizar a Caixa com o plano de demissão voluntária. A medida enfraquece o banco, essencial para o desenvolvimento, e favorece as empresas privadas.

A intenção, segundo o banco, é atingir 2.964 funcionários, sem a reposição das vagas. A decisão de não contratar agrava o cenário nas agências que têm empregados extremamente sobrecarregados e clientes com atendimento sem qualidade.

Não é só isso. A agenda neoliberal, que defende o estado mínimo, aumenta a crise e a desigualdade. Sem empresa pública forte, o governo não tem como investir em projetos importantes para o crescimento do país, afinal, não interessa ao grande capital direcionar recursos para infraestrutura ou programas de inclusão social. A lógica é outra, do lucro.

Embora o governo esteja reduzido o papel social, a Caixa é líder do segmento de habitação, responsável por 68,7% dos créditos concedidos no país. Também gere programas como Bolsa Família. Tem o Fies e incentiva a agricultura familiar.