Sem esperança para o mercado de trabalho

O golpe de 2016, liderado pela aliança entre Aécio Neves, Eduardo Cunha e Michel Temer, causou um estrago sem precedentes no país. O mercado de trabalho é um dos atingidos.

O número de pessoas que desistiram de procurar emprego bateu recorde e chegou a 4,352 milhões no último trimestre de 2017. Isso significa 3,9% da força de trabalho em desalento, quase o dobro do visto em 2012 (1,9%). 

Os dados da pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que a maior concentração dos desacreditados em conseguir uma vaga no mercado formal está no Nordeste.

Entre outubro e dezembro de 2017, o país registrava 2,6 milhões de pessoas nessa situação. Na Bahia, 663 mil pessoas desistiram de procurar emprego e no Maranhão, 410 mil. 

Nos três últimos meses do ano passado, a taxa de desemprego calculada pela PNAD atingiu 11,%, com 12,3 milhões de pessoas desempregadas. O ambiente econômico criado pelo governo Temer deixou muita gente sem ocupação e desestimulado a procurar com uma vaga no país das incertezas.