Empresas estatais são fundamentais para o país

Os argumentos utilizados pelo governo Temer para privatizar as estatais caem por terra. As empresas públicas são lucrativas para a União. Nos últimos 15 anos, distribuíram mais de R$ 250 bilhões de dividendos para o governo. É o que comprova estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). 

Em outros países, o processo de reestatização de serviços de utilidade pública é forte. Na Europa, a justificativa é a falta de eficiência do setor privado para atender a população.

O estudo ainda rebate o argumento de que a Petrobras precisa ser privatizada, já que a petrolífera nacional tem o papel estratégico no desenvolvimento do Brasil. Com a nova política de Temer, a Petrobras abre mão de explorar reservas importantes do pré-sal, o que impacta na dependência dos combustíveis no país. 

A privatização da Eletrobras também é apontada como prejudicial para o Brasil. A estatal é o principal gerador de energia elétrica do país, tendo as principais usinas hidrelétricas. Com a desestatização, o governo quer abrir o capital da empresa e aumentar a participação dos grupos privados e estrangeiros. A medida pode criar o oligopólio no setor de energia brasileiro. 

Em 2012, o investimento das estatais chegou a representar 10% da taxa de investimento da formação bruta do capital fixo na economia do país, segundo o Dieese.