Justiça julga quarta falta de contratação na Caixa

Na Caixa, a expectativa é grande. Está marcado para esta quarta-feira (21/03), o julgamento da ação civil pública que trata sobre o concurso público de 2014. O banco realizou o certame, mas não convocou os aprovados. Pior. Ainda reduziu o quadro de pessoal, piorando a situação nas agências.

A direção da empresa também descumpre o acordo coletivo 2014/2015, que previa a contratação de 2 mil concursados. Na época, a Caixa tinha 101 mil empregados e deveria chegar a 103 mil. Mas, fez justamente o contrário.

Depois de sucessivos planos de demissão voluntária, o número de bancários na caiu para cerca de 87 mil. Com o caso na Justiça, a validade do concurso, que encerrava em julho de 2016, está suspensa por liminar até o trânsito em julgado. A sentença foi deferida pela juíza Natália Queiroz Rodrigues, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília (DF).

A redução do quadro de pessoal da Caixa é mais um ataque do governo Temer, que tem deixado claro a intenção em privatizar o banco. Outras medidas são tomadas sem alarde, como o fechamento de agências, extinção de setores importantes, redução dos programas de inclusão social e o descomissionamento de funcionários. Sem falar nos ataques contra o Saúde Caixa.