Caixa deve reter todo o lucro do ano passado 

Com a justificativa de tentar retomar o fôlego no mercado de crédito, a Caixa deve ficar com todo o lucro de 2017. O banco teria, por lei, de repassar 25% do resultado para o Tesouro Nacional. No entanto, será liberado da obrigação este ano.

O volume de empréstimos, que já cresceu a um ritmo de 40% ao ano, deve fechar 2017 bem perto do mesmo patamar do ano anterior. O banco enfrenta limitação para ampliar os empréstimos, já que está perto de descumprir normas internacionais que exigem mais capital próprio para fazer frente ao risco de perdas nas operações de crédito.

A Caixa sempre repassou boa parte do lucro obtido ao Tesouro Nacional na forma de dividendos. Transferiu R$ 4,1 bilhões em 2016. Agora, com necessidade de capital, solicitou ficar com o total e o governo sinaliza abrir mão dos dividendos. A instituição deve transferir 25% do lucro ao governo que devolveria em seguida em uma operação de capitalização.

O banco tentou tomar R$ 15 bilhões emprestados em polêmica operação com o FGTS na tentativa de solucionar o problema de capital.