Venda da Eletrobras emperra na Câmara. Que bom

O relator do projeto de privatização da Eletrobras (PL 9463/18), deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), disse que o governo deixou a proposta à própria sorte. O parlamentar se irritou após a comissão especial que analisa a matéria cancelar a reunião desta quarta-feira (21/03).

O PL que trata da venda da Eletrobras enfrenta a pressão dos movimentos sociais, das entidades sindicais e da oposição ao governo. Por isso, as dificuldades de dar andamento ao projeto na comissão especial. Inclusive, nenhum requerimento para realizar audiência pública foi aprovado. 

Mas, as palavras de Aleluia mostram que a resistência contra a privatização da companhia, que controla subsidiárias que atuam nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, deve crescer. “O governo precisa entender que tem coisas na vida que só se consegue com muito esforço. Não adianta pensar que esse projeto anda de forma natural, não anda", bradou o deputado. 

Temer assinou, em dezembro, a Medida Provisória para privatizar a Eletrobras e outras distribuidoras no âmbito do Programa Nacional de Desestatização. Em novembro, o Conselho de Administração aprovou a venda de algumas empresas no valor simbólico de R$ 50 mil.