Caixa anuncia mais uma nova reestruturação

Mais um ataque coloca em risco a função social da Caixa e os direitos dos empregados. A direção da instituição financeira anunciou uma nova reestruturação, chamada de Programa Eficiência. Segundo comunicado interno, a intenção é reduzir as despesas operacionais em R$ 2,5 bilhões até 2019. Só que o texto não explica como será feita.

Como uma negociação com a empresa está marcada para terça-feira (24/04), a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) vai cobrar explicações sobre a medida. No caso de uma reestruturação, o Acordo Coletivo de Trabalho possui cláusula que obriga a Caixa a dialogar com os empregados, informando aspectos das mudanças.

A CEE vai exigir ainda respeito à carreira dos trabalhadores. Não será aceito que a reestruturação reduza as despesas operacionais às custas das funções dos funcionários, através de  descomissionamentos arbitrários. Tem mais, o ataque pode impactar diretamente a função social da Caixa 100% pública, essencial para o desenvolvimento do país.

O programa 
Pelo comunicado, o Programa Eficiência será implementado em fases e terá duração de 18 meses. A primeira será focada na eficiência e redução de despesas. Logo depois, processos e pessoas. O trabalho abrangerá todas as 22 diretorias do banco público. A atual conjuntura política é de ameaças os trabalhadores. Por isso, é fundamental a mobilização.