Sindicato cobra mais investimento da SSP-BA

Créditos da foto: Manoel Porto

Créditos da foto: Manoel Porto

Com o descaso dos bancos com a segurança das agências, os bancários buscam apoio do Estado, para implementar medidas efetivas de combate aos ataques. Sem iniciativa das empresas, o Sindicato da Bahia elaborou uma proposta de projeto de lei para obrigar as organizações financeiras a investirem em ações que coíbam as ocorrências.


O documento foi apresentado ao secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, em reunião nesta segunda-feira (23/04), com dirigentes de 10 sindicatos da categoria. A proposta prevê a utilização de dispositivos para melhorar a segurança, a exemplo de detectores de metais, portas giratórias, circuito interno e externo de câmera e contratação de vigilância 24 horas.


Durante o encontro, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, destacou que a entidade busca "investimentos do poder público e dos bancos, para combater os ataques, que afetam toda a sociedade". 


O secretário Maurício Barbosa se comprometeu em avaliar a viabilidade do projeto, junto com uma equipe técnica. "As discussões sobre estratégias de segurança são difíceis, pois os bancos dificultam. Não querem arcar com a proteção de funcionários e clientes. Por isso, iniciativas como essa são importantes. Vamos avaliar o documento", garantiu.


A reunião contou ainda com a presença do deputado federal, Davidson de Magalhães. No Estado, neste ano, foram registrados 25 ataques, sendo 18 explosões. Os moradores do interior são os mais vulneráveis, com 24 ocorrências até o momento.