Bancário deve correr para aderir ao SantanderPrevi

O funcionário do Santander deve ficar esperto. De forma unilateral, ou seja, sem conversa com o movimento sindical, o banco fez mudanças no plano de previdência complementar e o SantanderPrevi será fechado para novas adesões. Mas, para efetivar a medida, o banco precisa do sinal verde da Previc. Portanto, quem ainda não aderiu ao atual plano deve correr.

Segundo comunicado da empresa, não haverá mudanças para os atuais participantes ativos e assistidos doo plano de benefícios. Já os novos funcionários terão de aderir ao plano de previdência aberto SBPrev (PGBL e VGBL), administrado pela Icatu Seguros.

Por se tratar de uma previdência de mercado, as condições do SBPrev são bem piores, onde as taxas cobradas pelos bancos e seguradoras reduzem as reservas dos participantes e comprometem o benefício futuro. Enquanto que a previdência fechada tem melhores resultados no longo prazo, onde há a participação na gestão dos verdadeiros donos dos recursos, além de custos de administração menores, sem fins lucrativos. 

Desde que o banco comunicou a mudança, o movimento sindical cobra abertura de negociação, para entender melhor o processo que tem como principal objetivo excluir os participantes da gestão da entidade.