Ação popular pede queda do gás de cozinha

A população sentiu na pele os prejuízos em decorrência da política de preços do gás de cozinha endossada por Temer e por Pedro Parente. Com os constantes aumentos do botijão, pelo menos um milhão de famílias voltou a usar fogão a lenha para cozinhar.

Inclusive, parlamentares ingressaram com ação popular na Justiça em Brasília com a intenção de reverter os problemas relacionados aos preços do produto.

No texto, foi solicitada que a política de preços internacionais de ciclos curtos, adotada pela Petrobras para o gás de cozinha seja decretada nula. Além de pedir que a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) preste informações e esclarecimentos sobre a política de preços do GLP adotada pela estatal.

Pela ação popular, seria determinada a redução do preço do botijão que foi estipulado em percentual superior à inflação desde o primeiro semestre de 2016. Com o objetivo de cumprir os propósitos constitucionais de resguardo da soberania nacional, redução de desigualdade e proteção do consumidor, a Petrobras voltaria a adotar a política de ciclos longos que havia utilizado anteriormente.